Manifesto Petista

Um espaço para contribuir com o PT no debate sobre temas da conjuntura.

Pela atualização do Modo Petista de Governar

Debate nacional sobre a questão digital no PT

Caros companheiros e companheiras,
Nossa intervenção no debate instalado nacionalmente sobre a transferência do PT de “analógico” em um partido “digital“ procura sintonizar um tom de diálogo franco entre fundadores e líderes históricos do PT, refletindo sobre a preocupação de todos nós com o futuro do Partido dos Trabalhadores.

Com a intervenção do ex ministro Berzoini no debate nacional (O Globo e Poder 360). (Ver texto ao final- Anexo 1) cresceu a consciência de que como partido estamos sem uma marca que demonstre identidade política nacional ao PT nessa eleição , como já tivemos em outros momentos, em outras eleições, o Orçamento Participativo.

O PT tem experiências acumuladas que o possibilita apresentar um conjunto de ideias claras e robustas sobre “gestão das cidades” que potencialize nossa presença vigorosa na “batalha das ideias” contra as forças da extrema direita e da direita e isto pode resultar em dificuldades nas eleições municipais.

Reconhecemos as dificuldades do partido e da esquerda nesta eleição municipal e que são potencializadas por um contexto global e nacional de crescimento da extrema direita. Reconhecemos a complexidade das dificuldades que vivemos apontadas pelo Berzoini em O Globo e no Poder 360.

Mas temos uma abordagem confiante e esperançosa de quem está tentando dar uma contribuição na reflexão sobre os modelos de gestão política e administrativa acumulada pelo PT desde sua fundação sobre o tema das cidades para apontar novas soluções. E apontar soluções novas para a gestão pública que se aproveite das novas ferramentas de comunicação desenvolvidas com o uso intensivo de tecnologias digitais via internet e que explore o potencial democratizador da grande experiência cotidiana que centenas de milhões de cidadãos brasileiros estão adquirindo com o uso das redes sociais (território onde a direita está nos dando uma surra).

Soluções novas que partam do que a esquerda já contribuiu com a gestão das cidades brasileiras, para ir mais longe ainda nessa contribuição ao futuro do Brasil.

Apontamos e valorizamos como um dos pontos altos desta contribuição da esquerda brasileira e do PT a criação do “modo petista de sintetizado no orçamento participativo.

Registramos que no nosso município de Vila Velha ES o PT já governou a cidade praticando o orçamento participativo/ popular do modo petista de governar e nos orgulhamos do PT também ter governado o Espírito Santo praticando pela primeira vez no país o orçamento participativo em nível de governo do estado (Vitor Buaiz).

Pedimos atenção e debate sereno e crítico sobre a nossa proposta de atualização do “modo petista de governar” configurado o “governo digital de participação popular” visando a construção da “cidade democrática, inteligente, comunitária, popular e participativa”.

Ao mesmo tempo, nosso outro objetivo ao entrar neste DEBATE sobre as eleições municipais é transformar a atuação do PT nacionalmente, de “partido analógico” em um partido com vigorosa militância “digital”.

Na nova etapa que propomos para a evolução do “modo petista de governar” teremos que dar uma ênfase bem forte ao nosso plano de Governo Digital com Participação Popular explicando as vantagens e benefícios que um governo, e uma cidade, inteligente propicia nos vários serviços públicos, em especial a saúde, segurança, educação, assistência e mobilidade, para a vida do cidadão das áreas mais pobres. Cidadão que já demonstrou inclinação pró Lula/PT na eleição presidencial de 2022. Fortalecendo nossos vínculos com esse universo.

E também explicando as vantagens e benefícios que uma economia, e uma cidade, digitalizada oferece para a classe trabalhadora e para os setores médios, empresários, empreendedores, etc. um universo no qual já fomos muito presentes e que se distanciou do PT em termos de mais acesso à prosperidade, com mais emprego, melhores salários e um crescimento econômico qualificado, inovador e moderno, que amplia as oportunidades de empreendedorismo para as micro, pequenas e médias empresas e para todas as pessoas .

Precisamos voltar a sonhar e agir pela cidadania ativa e pela democracia participativa, ativando a conexão com nossas bases sociais históricas. precisamos recuperar nossa utopia e esperança democrática transformadora.

A proposta de uma pesquisa nacional sobre “Novo Modo Petista de Governar – Governo Digital de Participação Popular”

Com estes objetivos referidos acima, estamos encaminhando em anexo os questionários, uma nota introdutória e os resultados de pesquisa (anexos 2, 3 e 4) com os militantes do PT de Vila Velha ES para debate e aperfeiçoamentos com os companheiros de outros estados.

Junto apresentamos a proposta dirigida a presidente Gleisi Hoffman de realizar pesquisa semelhante, participativa e digital com a militância no país todo através do diretório nacional (inclusive, nos oferecendo para ajudar a secretaria específica do Diretório Nacional a operacionalizar a pesquisa).

Encaminhamos também algumas matérias na mídia do ES repercutindo a proposta inovadora lançada pelo PT de Vila Velha (anexo 5).

Após a apuração dos resultados da pesquisa junto às bases do PT de Vila Velha, fica demonstrado que a militância apoia a superação da atual fase analógica do PT e a defesa de um Governo Digital com Participação Popular, como um “Novo Modo Petista de Governar” moderno e inovador.


Entrevista: ‘O PT passa por um processo de envelhecimento e tem uma crise de renovação’, diz ex-ministro Berzoini



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtual personal assistant from Los Angeles supports companies with administrative tasks and handling of office organizational issues.