Impossível não prestar atenção, lamentar e lutar contra a terrível situação de desumanização e calamidade, vivenciada pelos Yanomani. Sem sombra de dúvida, é bem-vinda a decretação por parte do Governo Brasileiro, da “emergência de saúde pública”, visando o investimento na melhoria de infraestrutura dos polos de saúde indígena, logística, insumos, medicamentos, equipamentos, água potável, energia e internet. Ainda, o Ministério de Justiça e Segurança Pública em “nota oficial”, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal, para apurar crimes de genocídio e ambientais.
A base para as contundentes denúncias e para as medidas governamentais em caráter de emergência é que os Yanomami, ocupantes da fronteira da Venezuela com o Brasil (Roraima e Amazonas), vivem há muito tempo ameaças pelos efeitos perversos do garimpo ilegal e da devastação territorial; violência sexual de mulheres e crianças; fome e desnutrição; desestruturação do atendimento à saúde, prejudicando o tratamento de doenças como malária, diarreia, infecção respiratória etc.
A somatória dessas situações tem causado mortes em massa, um verdadeiro genocídio! Atitudes urgentes e continuadas são importantíssimas. Nesse sentido, dois acontecimentos recentes contribuíram para a definição das medidas emergenciais, em curso.
Em 14 de julho de 2022, representantes de entidades vinculadas à causa indígena – a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); o Conselho Indígena de Roraima (CIR); e, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em conjunto com diversas autoridades e instituições, em audiência na Câmara dos Deputados, definiram as situações já citadas, como uma “tragédia humanitária”. E, denunciaram a ausência de soluções, mesmo diante de cobranças internacionais e das autoridades brasileiras.
O presidente Lula acompanhado de ministras/os, secretárias/os e médicas/os realizou visita em 21 de janeiro de 2023, ao Povo Yanomani, em Roraima, Nessa oportunidade, em representação ao Ministério de Saúde o Secretário de Saúde Indígena Weibe Tapeba, que é cearense e indígena, classificou a necessária assistência emergencial, como “operação de guerra”.
A situação pode ser chamada de “operação de guerra”, genocídio, crise sanitária e humanitária, mas o fato é que tudo isso é muito assustador. Há necessidade premente de enfrentamento dessa INSUSTENTÁVEL realidade, e, de fortíssimo e continuado envolvimento de entidades de direitos humanos, indígenas e indigenistas, e socioambientais; meios de comunicação; poderes públicos; e, de toda a sociedade na construção de soluções. Diante dessa triste história, o Brasil tem que fazer valer o alerta feito pela antiga canção popular de que “TODO DIA É DIA DE INDIO”. E, não é demais acrescentar que, todo dia é também de justiça, humanidade e democracia!
Artigo publicado originalmente no jornal OPOVO, de Fortaleza
Respostas de 6
バイナリーオプションは、シンプルで、誰でも始めやすい資産運用手段のひとつです。相場が一定時間後に上昇するか下落するかを予想するだけで、ネット環境があれば取引できるのが魅力です。試しにスタートしたところ、とても使いやすくて楽しいです。すぐに結果が出るので、暇なときに遊び感覚で挑戦できます。負けることもありますが、成功したときは気持ちいいです。やってみたい方は、まず無料の体験版で試してみるのがおすすめです。 https://hilowjp.fandom.com/ja/wiki/Hilowjp_Wiki
デジタルオプションは、シンプルで、初めての方でも始めやすい投資方法のひとつです。相場が一定時間後に上がるか下がるかを予想するだけで、スマホで簡単に取引できるのが魅力です。自分もやってみたら、とても手軽で楽しいです。数分で結果が出るので、空き時間やスキマ時間に遊び感覚で挑戦できます。損失の可能性もありますが、当たったときの達成感は格別です。興味のある方は、まず無料の体験版で試してみるのがおすすめです。 https://note.com/yutosato1/n/na1987aadc421
Hello, I enjoy reading all of youur article.
I like to write a little comment to support you. https://www.manosycejas.com/post/se-viene-nuestra-segunda-casa-en-almagro-billinghurst-68?commentId=ca4548ec-b25e-4079-93b5-1773aa4f01fd
Enjoy the Gamme First
Finally, remember that online slotfs are meant to be
light-hearted. While success feels good, it’s not certain. Appreciate the themes, animations, and features with casino trustpilot.
When yoou concentrate on enjhoyment instead of just the outcome, the experience becomes
far more rewarding. https://Nl.Trustpilot.com/review/igobet-nl.com
This iis a topic that’s close to my heart… Take care! Exactly where aree yourr contact
details though? http://boyarka-Inform.com/
Ainda vamos sentir por muito tempo os efeitos das ações perversas do governo fascista. As forças progressistas não podem vacilar, nem achar que estão derrotados. Estarão sempre urdindo o mal ganancioso e e desumano. Às vezes nas sombras, onde se proliferam, às vezes na cara da civilidade.