A tendência Avante PT, reunida no “3o Encontro Nacional – Vilson Oliveira, Presente!”, manifesta apoio e solidariedade ao companheiro Breno Altman. O jornalista – e militante do nosso Partido – se tornou alvo de perseguição política promovida por setores sionistas incapazes de conviver com o jornalismo independente.
Após a eclosão do conflito armado em Israel, Breno Altman passou a sofrer diversas ameaças de caráter fascista. Certamente, tais ameaças buscavam coibir a cobertura jornalística séria praticada pelo companheiro, embasada em fatos históricos e informações oficiais. Mais recentemente, Breno Altman foi denunciado – sem nenhum embasamento -como propagador de ideias antissemitas, e mesmo sem o término das investigações e da própria tramitação do processo, medidas cautelares adotadas pelo judiciário já prejudicam a veiculação de parte dos conteúdos do jornalista nas redes sociais.
Importante ressaltar que as manifestações de Breno Altman contra o sionismo não correspondem, sob nenhum ponto de vista, aos discursos de ódio à comunidade judaica que, infelizmente, ainda existem entre grupos de extrema direita espalhados pelo mundo. Ao contrário, trata-se de um posicionamente crítico à política racista e colonialista do estado israelense, estruturada a partir de concepções sionistas e dirigida implacavelmente contra o povo palestino há pelo menos 70 anos.
O sionismo é uma vertente política específica, portanto, não representa ideologicamente o conjunto da comunidade judaica e a diversidade de seus valores e convicções, especialmente no que se refere à relação do estado de Israel perante à população e o território palestinos.
Defendemos a liberdade de imprensa como princípio garantidor do pluralismo de ideias e opiniões, sem o qual, o exercício do pensamento crítico e da própria democracia passam a ser gravemente ameaçados. Os ataques ao companheiro Breno Altman representam a tentativa de calar as vozes do jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com o direito de autodeterminação dos povos.
Respostas de 2
total apoio aos humanistas e ao nosso querido Companheiro Breno AltMann e Companheiro José Genoino, que certamente não são antisemitas, mas sim antisionistas, que são duas coisas distintas. O Sionismo é perverso. O Judaismo não é. Somos contra qualquer Holocausto, ao que foi perpetrado contra os judeus, pelos Nazistas e ao que hoje é perpetrado contra os Palestinos pelos Israelenses, mais especificamente aos sionistas liderados por Netanyahu.
Todo apoio ao companheiro. Temos que nos unir e manifestar nossa solidariedade com atos concretos