Um espaço para contribuir com o PT no debate sobre temas da conjuntura.

Nota de Repúdio do Núcleo Américo Barreira do PT Fortaleza: Invasão Americana à Venezuela e Sequestro do Presidente Nicolás Maduro

“Os teóricos da política, quase sem exceção, mostraram a presença do impulso destrutivo, que subjaz na intimidade do Contrato Social.”
(Valton de Miranda Leitão)

A invasão americana à Venezuela precisa ser compreendida, tanto na dimensão geopolítica global, quanto igualmente na perspectiva latino-americana. Não se trata da questão democrática, do terrorismo ou do narcotráfico, mas de um plano tático-estratégico dos formuladores do Pentágono. Nicolás Maduro é apenas a ponta do iceberg para justificar a hipocrisia moral tão a gosto de Washington e a defesa da democracia que os EUA desrespeitam na Palestina, no Iraque, na Somália, na Libia, produzindo espetáculos midiáticos.

A história se repete como Marx dizia no 18 Brumário, ora como tragédia, ora como farsa. Em 1989, o sequestro, prisão e julgamento do presidente do Panamá, Manuel Noriega, foi precedida pelos mesmos argumentos com a mais despudorada narrativa mentirosa. A verdade é que os EUA queriam controlar o canal do Panamá como rota comercial, coisa que acontece até os nossos dias. O ministro da propaganda de Hitler, Goebbels, afirmava que uma mentira repetida mil vezes se torna verdade. Carl Schimitt diz que Soberano é quem decide sobre o estado de exceção. Não por acaso, Schimitt, faz essa afirmação na Teologia Política para mostrar como a superstição e o fanatismo religioso são aliados fundamentais dos tiranos.

A invasão da Venezuela nada tem a ver com defesa da democracia ou de princípios éticos, mas simplesmente, como sem nenhum pudor o afirmou Trump, tomar posse das gigantescas reservas de petróleo venezuelano e das terras raras daquele país. A mídia convencional adota o discurso moralista da retirada do poder do “ditador” Maduro, como tantas vezes tentaram fazer com Fidel Castro, em Cuba. Os EUA e seu comparsa israelense, desrespeitam diariamente a ONU e o Direito Internacional. A nostalgia do poder global que os EUA não mais detêm, orienta sua tática e estratégia para a América Latina que consideram seu quintal, numa reedição da Doutrina Monroe, criada em 1823.

O narcisismo destrutivo que alimenta parte ponderável da sociedade norte-americana com sua exacerbação individualista não tolerou o Estado que se apresenta como socialismo bolivariano. Além disso, a presença chinesa, russa e iraniana foi sentida como ameaça aos interesses políticos e econômicos dos EUA. O império agonizante, como outrora Roma nas guerras de punição contra Cartago, mostra, na verdade, que já não tem força para manter suas pretensões de domínio mundial.

O Núcleo Américo Barreira do PT Fortaleza vem a público manifestar seu repúdio à esta ação que é um fragrante desrespeito às leis internacionais e à soberania de um país independente. O Brasil, os países da América Latina e a comunidade internacional não podem ficar silentes e acovardados diante de tal truculência, sob o risco de avalizar toda e qualquer intervenção de um país sobre outro e enterrar de vez o arcabouço jurídico internacional e as Nações Unidas, instalando o caos e a barbárie sob a face da Terra, onde o que prevalece é a lei do mais forte e os mesquinhos interesses do capitalismo financeiro internacional.

A cobertura da mídia oficial nacional, com seus tentáculos nas redes sociais, mostra vergonhosamente a quem servem, reproduzindo os discursos e argumentos do império americano, sob o comando de Donald Trump, que não disfarça seus interesses econômicos e políticos sob a bandeira America First, a qualquer custo.
Precisamos denunciar e fazer nosso trabalho de esclarecimento e conscientização de nosso povo, pois qualquer país pode ser o próximo alvo. Em 2026, teremos eleições nacionais e os EUA que através de suas Big Techs já buscaram interferir no resultado em vários países, podem agir militarmente para fazer valer sua política imperialista e intervencionista a qualquer custo.

Não à intervenção americana na Venezuela!

Soltem Nicolás Maduro e o devolvam com sua esposa sãos e salvos ao seu país! Núcleo Américo Barreira

PT Fortaleza
janeiro 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtual personal assistant from Los Angeles supports companies with administrative tasks and handling of office organizational issues.